Slide
O principal elemento da aplicação da Robótica Master em escolas é a execução de projetos.
Da educação infantil ao ensino médio, mais de um centena de projetos diferenciados ficam a disposição dos alunos. Nossos projetos utilizam dezenas de componentes arduínos, materiais em MDF e objetos steam(s). A evolução dos projetos, ano após ano, permite aos alunos o verdadeiro aprendizado dos principais elementos e conceitos da Robótica, sempre de uma forma lúdica, fácil e inclusiva para que todos possam participar. Conheça nossos projetos:
1) GARRA ROBÓTICA
Um projeto que se assemelha ao movimento de uma mão humana para pegar um objeto e movê-lo de um local para outro. Existem vários tipos de garras, podendo as mais complexas trabalhar com um braço robótico, semelhante aos que atuam nas indústrias automobilísticas por exemplo.
2) ROBÔ DESENHISTA
Nosso robô desenhista é um artista, iremos trabalhar as formas geométricas e as cores nesse projeto. O componente principal desse projeto é o motor DC, onde iremos ver na prática seu funcionamento e alimentação.
3) ROBÔ CUBO
Um projeto que se assemelha ao movimento de uma mão humana para pegar um objeto e movê-lo de um local para outro. Existem vários tipos de garras, podendo as mais complexas trabalhar com um braço robótico, semelhante aos que atuam nas indústrias automobilísticas por exemplo.
4) HORTINHA ROBÓTICA
No projeto da hortinha vamos trabalhar mais uma vez o uso de sensores, o sensor de umidade do solo será o responsável por identificar a necessidade de irrigação da hortinha.
5) BARCO ROBÓTICO
Utilizando garrafa pet, faremos um barco com controle remoto. Vivenciaremos os transportes aquáticos e se tivermos uma piscina podemos fazer uma corrida de barcos.
6) ROBÔ DIVERTIDO
Vamos montar nosso robô divertido e entender o seu funcionamento. Ele consiste em um robô que vai girar 180° para nos cumprimentar. Poderemos dar um nome para ele ser conhecido dentro da Escola.
7) SIRENE
As sirenes e luzes de emergência são utilizadas pelos veículos de segurança, como o carro da polícia, por exemplo. O projeto aborda esse contexto assim como a simulação da sirene e das luzes de emergência.
8) ELEVADOR
O projeto possui uma estrutura montável e usará o motor para o seu funcionamento. Faz a simulação de um elevador simples.
9) SEMÁFORO INCLUSIVO
Vamos construir o semáforo sonoro e trabalhar além das descrições dos elementos básicos do trânsito, como pedestres, motoristas, passageiros e ciclistas, veremos também a acessibilidade no trânsito, uma vez que essa versão do semáforo fica emitindo um alarme sonoro para ajudar deficientes visuais.
10) SENSOR ESTACIONAMENTO
Vamos entender como funciona o sensor de estacionamento dos carros, utilizando o sensor medidor de distância.
11) RODA A RODA
Vamos construir um jogo bem divertido. Vamos utilizar componentes eletrônicos, entender o funcionamento e depois vamos fazer um jogo multidisciplinar abordando conhecimentos das diferentes áreas.
12) LABIRINTO ELÉTRICO
O intuito desse projeto é trabalhar a coordenação motora e foco, uma vez que é preciso bastante precisão e atenção para conclui-lo com êxito.
13) DISCOTECA MADEBY
No projeto da discoteca iremos aprender sobre o funcionamento do LED RGB, diferente do LED comum, que exibe apenas uma cor, o LED RGB permite que várias cores sejam exibidas.
14) GENIUS
Vamos conhecer e construir um brinquedo que nossos pais usaram quando eram crianças. O Genius é um projeto muito divertido de fazer e brincar, por isso, é um projeto muito popular entre os iniciantes no mundo da robótica.
15) CASA INTELIGENTE - LUZES
Vamos fazer as luzes da nossa casa STEAM acenderem de forma inteligente e automatizada através do celular, utilizando bluetooth.
16) SISTEMA ANTI-INCÊNDIO
Vamos construir um dispositivo de segurança que auxilia na prevenção de incêndios com uso do sensor de gás e fumaça.
17) DETECTOR DE MOVIMENTO
Vamos simular em sala um dos sistemas de segurança predial mais utilizados. Trata-se de um sistema que, ao ser acionado, detecta o movimento dentro do interior de um determinado ambiente, e caso confirmado a movimentação, aciona o alarme. O principal componente desse projeto é o sensor PIR.
18) PIANO ROBÓTICO
O projeto irá reproduzir as sete notas musicais com acionamento de botões simulando um piano, mas feito com componentes da robótica.
19) HIGIENIZANDO AS MÃOS
Trata-se de um dispenser automático que funciona de maneira autônoma com uso de um sensor, evitando a necessidade de ter contato com o dispenser para acioná-lo.
20) TRENA A LASER
Trata-se de uma trena automática, que funciona a partir de um sensor de distância acompanhado de um laser, que indicará de maneira precisa a superfície até a qual a está sendo medida a distância. É utilizado um display para indicar a medida, que pode ser mostrada em diferentes unidades. Algo que pode ser contextualizado com a matéria de matemática, por exemplo.
21) ELEVADOR STEAM
A metodologia STEAM prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilitando ao aluno interagir com outras disciplinas nos projetos da robótica. O projeto elevador STEAM irá trabalhar com motores para o seu movimento assim como uma estrutura de MDF que trará ao aluno a parte lúdica.
22) CARRO DESVIA DE OBSTÁCULOS
Os carros autônomos são veículos capazes de se locomoverem sem motoristas, funcionam com uma grande quantidade de ferramentas de alta tecnologia que auxiliam na percepção do ambiente em sua volta para traçar a melhor rota com segurança.
23) T-REX GAME
A melhor maneira de aprender algo é se divertindo enquanto aprende, portanto, iremos desenvolver um jogo bastante simples, porém extremamente divertido e prático! O jogo será feito em um LCD, e consiste basicamente no tão popular e conhecido jogo do dinossauro que aparece no navegador de internet quando estamos sem conexão.
24) TERMÔMETRO DIGITAL
Neste projeto, vamos demonstrar o uso do sensor de temperatura e umidade do ambiente. No projeto, os valores da temperatura e da umidade serão
exibidos em um display. Também será usado um botão que quando acionado alterna a exibição de Celsius para Fahrenheit. Esse projeto permite a interdisciplinaridade com conteúdos a respeito dos climas, biomas e ciclo hidrológico, por exemplo.
exibidos em um display. Também será usado um botão que quando acionado alterna a exibição de Celsius para Fahrenheit. Esse projeto permite a interdisciplinaridade com conteúdos a respeito dos climas, biomas e ciclo hidrológico, por exemplo.
25) ROBÔ BÍPEDE
O robô bípede é um projeto que permitirá ao aluno trabalhar, de maneira lúdica e simples, o uso de motores, trabalhando na prática os seus conceitos básicos de mecânica e transformação de energia. Iremos montar uma mascote da turma e ensiná-lo a fazer diversos movimentos.
26) SISTEMA CONTRA DESLIZAMENTO
Utilizando sensores de umidade do solo, iremos simular um sistema que fiscalizará os índices de aquosidade das barreiras, com o intuito de avisar previamente sobre possíveis riscos de desmoronamento. É intrínseco a esse contexto, conteúdos como ciclo hidrológico, tipos de solo e
superpopulação urbana.
superpopulação urbana.
27) SEGUIDOR SOLAR
O Seguidor solar é um dispositivo desenvolvido com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade na captação da energia solar através de um exclusivo sistema de rastreamento via Sensores de luminosidade. Basicamente ele consiste numa placa solar que acompanha o sol enquanto ele se movimenta ao longo do dia, de maneira que sempre fica apontada para ele.
28) CARRO CONTROLADO VIA BLUETOOTH
O controle de dispositivos usando a tecnologia Bluetooth é sem dúvida uma das habilidades mais legais que todo o aluno de robótica deseja dominar!
29) ROBÔ SUMÔ
O Robô Sumô é um projeto desenvolvido com Arduino especialmente para batalhas, já que as competições de sumô entre robôs estão se difundindo cada vez mais entre a comunidade STEAM, MAKER e estudantes, tornando-se uma competição muito interessante, principalmente em relação ao aprendizado proposto a cada desafio na montagem do robô.
30) CASA AUTOMATIZADA
Um projeto de automatização residencial simulada em MDF.